Design concreto

Luiz Paulo Andrade, conceituado arquiteto paulista, abre as portas de sua casa contemporânea e repleta de móveis de design

Fotos: Edson Ferreira

Na Vila Madalena, em São Paulo, está a casa do arquiteto Luiz Paulo Andrade, onde ele mora com a esposa e suas duas filhas de 3 e 6 anos de idade. Confortável e com muita iluminação natural, o refúgio da família na metrópole tem 195 m² e foi planejado e construído por Luiz, com o apoio de sua equipe. O arquiteto também gosta de esportes e de cozinhar, sua esposa gosta de decoração, e o jovem casal adora receber amigos.

O terreno foi escolhido pelo formato e localização, mas a casa foi demolida para dar lugar à nova morada, com paredes de vidro e concreto aparente em todos os cômodos. “Buscava um ambiente que fosse agradável, mas ao mesmo tempo econômico, e que aproveitasse ao máximo as dimensões do terreno. O foco principal era de amplos espaços, com muita iluminação natural”, conta o arquiteto, que realizou todos os passos do projeto durante um ano e meio. Integrar os espaços e deixa-los amplos e confortáveis, em um terreno relativamente pequeno, foi o maior desafio.

Arquitetura contemporânea e acervo de design nacional marcam com o projeto, com a mistura de materiais brutos. O concreto moldado in loco está em toda a estrutura, nas paredes e na laje aparente. Pilares e vigas tiveram as superfícies lixadas, receberam acabamento de estuque e, após um novo lixamento, foram finalizadas com uma demão de verniz acrílico incolor à base de água. A parede da escada é de alvenaria em bloco, pintada de branco, e o piso é revestido pelo cimentício Durocret Deco.

As duas fachadas, de frente e fundo, são como “inexistentes”, pela permeabilidade e amplitude visual, por conta dos caixilhos com vidro incolor – tanto do ponto de vista de quem chega na casa, como de quem está no jardim nos fundos. A luz natural é abundante, o que não incomoda a família, que não tem o costume de assistir TV. Na sala, o rack tem desenho personalizado, feito em laminado melamínico de baixa pressão. A mesa de apoio, batizada Prisma, também foi desenhada pelo escritório e executado pela Avitá Design.

Na cozinha, o concreto divide espaço com uma parede de ladrilho hidráulico, que colore o ambiente. Os armários superiores são executados em marcenaria, com forração de laminado melamínico de baixa pressão. A bancada da pia tem superfície sólida DuPont™ Corian®, executado pela Avitá Design, na cor branco.

O projeto luminotécnico foi realizado pelo escritório, com a preferência por focos direcionáveis, fixados em trilhos com hastes fixas, e lâmpadas são de LED – para controlar as fontes de luz e evitar o ofuscamento.

Na área íntima, o piso é de Taquinho Perobinha. A cabeceira da cama foi executada em marcenaria, com MDF revestido com folha de cerejeira e aplicação de tecido palha. O banheiro tem piso em porcelanato e os armários são revestidos com compensado naval e pintura PU semi-brilho branco.

Luiz Paulo Andrade

Com estilo plural, dono do escritório Luiz Paulo Andrade Arquitetos, o arquiteto tem como premissa que arquitetura é a materialização de sentidos, memórias e expectativas. Portanto, para cada cliente, oferece uma resposta, uma solução e um design, únicos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *