Espaços gourmets para se inspirar

Espaços para receber, conviver, preparar e partilhar as delícias da vida

Centro de lazer

Projeto: FGMF Arquitetos

Foto: Rafaela Netto

Uma das principais demandas da família para o projeto arquitetônico e de interiores da FGMF Arquitetos para a residência de 473 m², no Sumaré, em São Paulo (SP), era a criação de espaços que promovessem a união. A casa deveria ser a base de reunião dos filhos e netos, local oficial de eventos de uma família que está aumentando e naturalmente se dividindo em famílias menores. O resultado são espaços interligados, privacidade em relação à rua e aos vizinhos, ambientes flexíveis e envidraçados. A integração visual estimula a convivência, tendo vidro e o revestimento amadeirado como protagonistas. Móveis leves e contemporâneos, piso cimentício e o painel de ladrilhos hidráulicos, elaborados especialmente para o projeto, reforçam, em conjunto com a arquitetura, o espaço gourmet como centro de lazer e coração da casa.

Gourmet Multiuso

Projeto: Gislene Lopes (CAU A117516-5)

Foto: Jomar Bragança

Em Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG), a arquiteta Gisleine Lopes projetou a ampla residência para a família de um jovem empresário, que gosta muito de receber visitas. Por isso a área externa é dinâmica e tem o espaço gourmet multiuso como centro. No piso e bancada da chopeira, a superfície tem aspecto de aço corten, com Dekton Kadum. A ilha central foi revestida com material ecológico, que mescla marrons e cinzas, reúnindo cooktop e churrasqueira a gás com pedras vulcânicas. Destaque para a cobertura de renda de ferro, que cria efeitos de luzes e sombras. Um ombrelone, mesa e cadeiras em cor laranja, um sofá azul com mesa de apoio e a chaise sobre a piscina compõem o mobiliário contemporâneo da área. Jatos de água no deck completam o clima relax com o barulhinho de água.

Jardim Integrado

Projeto: Nop Arquitetura

Foto: Rê Freitas

Projeto do NOP Arquitetura, dos arquitetos Philippe Nunes, Livia Ornellas e Patricia Pfeil, esta área externa foi elaborada para a casa grande com jardim, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). A moradora havia construído a residência há alguns anos, mas ainda não tinha pensando em como seria o espaço gourmet para receber os amigos ao lado da piscina. Aconchegante e integrado ao jardim, o ambiente é fluído e tem cobertura de vidro. A proposta é que seja completo, por isso conta com uma ilha com cooktop para refeições rápidas, microondas e forno, além da clássica churrasqueira. A geladeira, pintada pelo artista Marcelo Ekko, é ponto alto na composição. O paisagismo vertical é outro elemento de destaque, que integra mais o espaço ao jardim. O cimento e os tijolos retificados trazem mais contemporaneidade ao projeto.

Varanda Gourmet

Projeto: Ieda Korman (CAU 7719-4) e Carina Korman (CAU 78255-6)

Foto: Gui Morelli

Localizado na Riviera de São Lourenço, cidade de Bertioga, litoral de São Paulo, o apartamento de frente para o mar recebeu projeto de interiores da Korman Arquitetura, para trazer conforto e praticidade para o casal com cinco filhos e doze netos, que adora receber a família e amigos. Na área gourmet da varanda de 50 m², tudo foi concebido para realçar o visual externo e aproveitar o momento das refeições. Porcelanato reveste o piso e pedra ferro destaca a churrasqueira. A tora de madeira, trazida da fazenda dos moradores, foi o ponto de partida para a mesa, projetada pela Korman. O terraço circunda todo o apartamento e a lateral apresenta decks de madeira com almofadões, bancos rústicos de Bali e um chuveiro para as crianças se refrescarem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *