Integração natural

Com conceito de arquitetura de passeio, a casa é concebida com orientação solar e interage com a área externa

Fotos: Rô Reitz

No Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), o projeto arquitetônico realizado pela arquiteta Marília Ruschel é contemporâneo, pensado para interagir com o visual do entorno, integrando exterior e interior. Elaborada para um casal moderno e arrojado, com dois filhos que moram no exterior, a casa tem 830 m², com os espaços integrados: cozinha, sala de jantar e living. Na área superior há três suítes, uma ampla para o casal e mais duas para os filhos. A pedido do casal, foi feita uma adega no subsolo, onde há outra suíte para hóspedes e a garagem dos carros.

Concebida com orientação solar, na fachada norte se concentra toda a orientação de lazer da casa e, na fachada sul, há uma composição de amplas superfícies de vidro. O projeto possui uma cobertura metálica com telha termoacústica. Na parte interna, a madeira traz aconchego ao ambiente.

Segundo Marília, o conceito é da arquitetura de passeio, com grande pontes fazendo a integração dos espaços e a relação do interior com o exterior. “Com o uso da tecnologia foi possível criarmos grandes vãos e uma estrutura delgada”, detalha. O projeto luminotécnico valoriza a composição das fachadas e dos volumes.

Se destacam entre os revestimentos o Travertino Romamo Bruto, da Portinari, e as esquadrias de alumínio anodizado. “Predominam as cores neutras, numa linguagem atemporal, sem modismos, que faz com que a arquitetura seja um cenário, num ambiente calmo”, define a arquiteta. As cores aparecem pontualmente nos elementos de decoração, como nos quadros, sofás, almofadas e tapetes.

Marília Ruschel Possui mais de 30 anos de experiência em projetos de Arquitetura e Urbanismo. Participou de pesquisas junto a Architectural Association e atua com foco em projetos autorais e customizados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *