Essência masculina equilibra sofisticação e praticidade

Espaços convidativos, integrados e funcionais definem projeto inspirado no estilo de vida do morador

Redação: Karíman Chales
Fotos: Rodrigo Ramirez

Inspirado no estilo de vida do proprietário – extremamente dinâmico, cosmopolita e antenado nas últimas tendências –, este apartamento de 212 m² combina sofisticação e praticidade. Assinado pela engenheira civil Janaina Macedo, personalidade marcante e essência masculina definem a morada, elaborada para receber convidados e curtir momentos em família. De acordo com a profissional, o projeto nasceu da busca por um espaço convidativo, integrado e prático, que equilibrasse a função de convivência entre amigos e o uso diário da família.

Para o inverno, o projeto oferece sensação de aconchego e o calor necessário, com lareiras em praticamente todos os cômodos para garantir o conforto térmico nos dias mais frios.

O estilo contemporâneo fica evidente na escolha de materiais: uma harmonia entre elementos naturais e industriais, que criam uma atmosfera urbana e despojada sem abrir mão do requinte.

Em busca do equilíbrio entre praticidade e sofisticação, o projeto combina móveis soltos e peças sob medida desenhadas pela profissional. A paleta de cores escuras é dominante, principalmente preto, café e tons de cinza. “Além de atemporais, transmitem modernidade e, juntos, realçam a essência masculina proposta”, detalha a engenheira.

Gourmet de carteirinha, o cliente aprecia receber. Por isso, entre os ambientes de destaque estão o living e o jantar gourmet, cada um com sua característica peculiar. “Sou fã da área social. O primeiro ambiente é puro requinte e aconchego, e o espaço de refeições é moderno e dinâmico. Fica difícil escolher o favorito”, diz Janaina.

A sala de jantar com espaço gourmet integrado segue a mesma identidade: paredes em cimento queimado e piso de mármore branco. O mobiliário em linhas retas reforçam o estilo contemporâneo.

O projeto luminotécnico também chama atenção. De acordo com Janaina, o segredo de uma boa iluminação é o equilíbrio entre a luz geral, confortável para as atividades do dia a dia, e a luz de destaque, pensada para criar um efeito cênico e valorizar pontos específicos. Outro recurso utilizado foi a dimerização, que contribui para a criação de diversos cenários.

A personalidade dos espaços fica por conta do contraste entre materiais e texturas, que combinam cimento queimado, mármore branco, madeira, couro, aço e linho.

No living, uma parede de cimento queimado faz as vezes do painel de TV. A lareira, no mesmo ambiente, foi evidenciada pelo revestimento amadeirado. O piso em mármore branco possui uma delimitação em madeira na área do sofá e mesa de centro, conferindo aconchego. Cortinas de linho complementam o décor.

A suíte master utiliza couro, madeira e espelhos para transmitir conforto e sofisticação. A cadeira revestida em couro de vaca é o elemento de destaque.

Clean, a cozinha ganhou mobiliário planejado com armários inferiores cinza e superiores amadeirados escuros. Bancada em superfície de quartzo e piso em porcelanato traduzem a praticidade. Uma mesa-bancada de madeira quebra a sobriedade do cinza e aquece o ambiente.

Sobre Janaina Macedo
Formada em Engenharia Civil pela UFPR com aprimoramento em design de mobiliário, luminotécnica e paisagismo, atualmente é graduanda Master em Arquitetura e Iluminação. O escritório atua na concepção e execução de projetos arquitetônicos, de interiores, luminotécnicos e de paisagismo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *